terça-feira, 15 de junho de 2010

A EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA ESPORTIVIZANTE? (FINAL)

Além desta competição patrocinada pelo Governo do Estado, Sergipe conta, ainda, com mais duas em nível escolar. Uma delas patrocinada e organizada por uma das afiliadas da Rede Globo de Televisão, a TV Sergipe, chamada de “Olimpíadas Escolares” e a outra que congrega somente as escolas particulares, denominada de Jogos das Escolas Particulares de Sergipe (JEPS).
Estas competições cobrem quase que o ano inteiro gerando empregos para muitos professores de Educação Física, que são contratados como técnicos esportivos e, como tal, avaliados por seus sucessos e insucessos.
Tais competições, como já dito, servem como vitrines para as escolas particulares, inclusive gerando “chamadas televisivas” para divulgar os resultados alcançados. Recentemente, o Colégio Amadeus divulgou o resultado de campeão geral nas “Olimpíadas Escolares” realizada pela TV Sergipe, cunhando a seguinte frase ao final da propaganda: “Campeão no Vestibular e no Esporte”. A colocação da conquista esportiva ao lado dos resultados obtidos no vestibular denota o status desta prática no âmbito escolar.
Para conseguir um bom desempenho nas competições, algumas instituições de ensino particular mantêm estruturas físicas e turmas de treinamento. Um exemplo disto é o Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, que conta com profissionais específicos para cada modalidade esportiva e um espaço de treinamento, contando com ginásio e parque aquático. Além deste, outros estabelecimentos, a exemplo do COC/São Paulo e o Amadeus, dispõem de estrutura semelhante.
Como se pode perceber, principalmente nas escolas particulares, é muito difícil superar o modelo esportivizante nas aulas de Educação Física, com um agravante, algumas destas escolas cobram pelas práticas de iniciação esportiva e aqueles que não se “matriculam” em tais atividades devem fazer às aulas de Educação Física, uma espécie de “punição” por não praticarem esportes. Desta forma, em algumas instituições particulares o Esporte ganhou autonomia, não precisando mais da Educação Física para existir e esta, por sua vez, perde sua forma de se legitimar no âmbito escolar.
Contudo, é importante ressaltar que na rede pública de ensino são muitas as possibilidades de ação, no entanto a tarefa não é tão simples, pois o esporte está consolidado socialmente, tem sua legitimidade, enquanto a Educação Física no Ensino Médio encontra-se à deriva, pois não se encaixa no modelo pré-vestibular dado a este segmento da educação básica e, não consegue demonstrar sua importância na formação do jovem, por isso se torna “mais fácil” atrair os adolescentes pelo seu gosto esportivo e, desta forma, mantem-se como um componente secundário na formação escolar.
É preciso expandir os horizontes dos conteúdos da Educação Física para além do esporte e da promoção da saúde, contribuindo assim, para que o corpo possa ser observado em suas dimensões histórica, sociológica, biológica, antropológica, filosófica; fazendo com que o aluno perceba o corpo individual e coletivizado e, com isso, a Educação Física dará um passo significativo para sua legitimação sem a necessidade de se ancorar em práticas sociais, a exemplo do esporte.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO e FONTES

BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.
BRACHT, Valter. Educação Física e a aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
______. Sociologia Crítica do esporte: uma introdução. Vitória: CEFD/UFES, 1997.
______. Educação Física e Esporte: intervenção e conhecimento. Conferência de abertura da I Semana de Educação Física. Aracaju, 1999. (mimeo).
_____. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, n 12. Porto Alegre: UFRGS, jul. 2000. p. XIV- XXIV
BRANDL, Carmem Elisa Henn. A nova política para o ensino médio: um estudo da Educação Física a partir das novas diretrizes e dos novos projetos pedagógicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.24, n.3, p. 71-86, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
______. Orientações para o Ensino Médio / Educação Física. Brasília: MEC / SEB, 2006.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da Educação Física Escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1 (suplemento), 2001.
GUEDES, D.P. & GUEDES, J. E. R. P. Subsídios para implementação de programas direcionados à promoção da saúde através da educação física escolar. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina. V.8, n.15, p. 03-11, 1998.
______. Sugestões de conteúdo programático para programas de educação física escolar direcionados à promoção da saúde. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina. V.9, n. 16, p. 03-14, 1999.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.
LEITE FILHO, Gilson Dória et alli. Subsídios aos conteúdos da educação física. Aracaju: SEED, 1998.
NAHAS, M. V. Educação Física no ensino médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. In.: Seminário de Educação Física Escolar / Escola de Educação Física e Esporte, IV. Anais... p. 17-20, 1997.
SANTIN, Silvino. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: Edições EST / ESEF, 1996.
SERGIPE. Portaria n° 1251/99 de 17 de maio de 1999.
______. Caderno de Subsídios Educação Física. Aracaju: DEF / SEED, 2006.
TANI, Go et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário