segunda-feira, 19 de abril de 2010


APRENDIZADOS E PATRONATOS: UM COTEJO ENTRE DOIS MODELOS DE ENSINO AGRÍCOLA


Os Aprendizados Agrícolas foram criados na mesma época que as Escolas de Aprendizes e Artífices, estando ambas ligadas ao Ministério da Agricultura Indústria e Comércio. No entanto, a primeira buscava formar o trabalhador agrícola, já a segunda almejava a formação do trabalhador urbano. Os Aprendizados foram criados a partir do decreto n° 8319 de 20 de outubro de 1910, que criou o ensino agronômico e aprovou o seu regulamento. Tais instituições, a princípio, foram fundadas em três estados: o de Barbacena em Minas Gerais, o de São Luís das Missões no Rio Grande do Sul e o de São Simão em São Paulo (BRASIL, 1910-1911).
No ano de 1912 o número de Aprendizados tinha aumentado para oito, assim distribuídos: São Luís das Missões – RS; Tubarão – SC; São Simão – SP; Barbacena – MG; Bahia – BA; Satuba – AL; Guimarães – MA e Igarapé-Assú – PA (BRASIL, 1911-1912). Desta forma, os Aprendizados estavam distribuídos em quatro das cinco regiões brasileiras, sendo: dois no Sul, dois no Sudeste, três no Nordeste e um no Norte. Contudo, dois anos depois, em 1914, devido a uma crise orçamentária, quatro dos oito Aprendizados foram extintos, restando apenas o de Barbacena, o de São Luís das Missões, o de Satuba e o da Bahia (BRASIL, 1914).
No ano de 1919 o número de Aprendizados passou a cinco, com a criação do Aprendizado Agrícola de Joazeiro, também no Estado da Bahia, que passou a contar com dois estabelecimentos deste tipo (BRASIL, 1919). Somente em 1925 o número de instituições alterou-se novamente, reduzindo-se para quatro, havendo a extinção do Aprendizado de São Luís das Missões (BRASIL, 1925) e, no ano seguinte o Aprendizado Agrícola da Bahia, que funcionava na cidade de São Bento de Lages, anexo a Escola Agrícola da Bahia, foi transferido para a cidade de Barreiras (BRASIL, 1926), passando a receber o nome desta cidade. Em 1927 o Aprendizado de Satuba passou a ser gerenciado pelo governo do Estado de Alagoas, passando a figurar como um Aprendizado Federal o de Rio Branco no Acre (BRASIL, 1927). A partir de 1930 o número de Aprendizados sofreria novo decréscimo com a supressão do Aprendizado Rio Branco, passando ao número de três estabelecimentos (BRASIL, 1930-1931), quantidade que permaneceu inalterada até a reformulação do ensino agronômico no ano de 1934, quando houve um redirecionamento nos objetivos destas instituições. (continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário