domingo, 13 de junho de 2010

A EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA ESPORTIVIZANTE? (cONTINUAÇÃO III)

Com isto, sem ter uma finalidade clara, ou melhor dizendo, uma utilidade pragmática, a Educação Física continua sendo vista socialmente ou como o espaço do lazer, da brincadeira, ou da preparação esportiva. Esta percepção social leva a fatos inusitados, como o ocorrido durante a transmissão da final da competição de Basquetebol masculino dos Jogos Pan-americanos 2007, Brasil x Porto Rico, pela Rede Globo de Televisão, no dia 29 de julho, na qual os comentaristas, ex-atletas de Basquetebol, Oscar Schmit e Hortência, alardeavam: “Vocês que estão vendo este jogo e que querem aprender a jogar basquete, procurem seu professor de Educação Física e digam: - Eu quero aprender a jogar basquetebol!”.
Além deste, outros comentários se seguiram sobre a necessidade do aprendizado esportivo na escola, tendo como espaço as aulas de Educação Física. Esta mesma emissora televisiva, semanas antes dos Jogos Pan-americanos, havia exibido matérias em seu telejornal esportivo diário, Globo Esporte, demonstrando iniciativas de professores de Educação Física em prol do desenvolvimento esportivo e da formação de novos atletas.
O próprio Governo Federal, através do Ministério dos Esportes, desenvolveu um projeto chamado “Segundo Tempo”, no qual os alunos retornam à escola em um horário contrário ao de suas aulas, para serem iniciados em diversas modalidades esportivas.
Todas estas ações demonstram o quanto o esporte está presente no âmbito escolar. Nos PCNs de Educação Física está presente o seguinte comentário:

A influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinação da Educação Física aos códigos/sentido da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional (BRASIL, 1999, p. 156).

Em Sergipe, o pós LDB 9394/96 fez fervilhar debates e escritos acerca dos destinos da Educação Física como componente curricular integrado à proposta pedagógica da escola. Várias iniciativas foram tomadas, o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu a I Semana de Educação Física, em 1999; antes disso, a Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer de Sergipe (SEED), no ano de 1998, havia lançado um manual que deveria servir de base para os professores, os “Subsídios aos Conteúdos de Educação Física”. Neste manual é perceptível um duplo direcionamento: um voltado para a Educação Física enquanto promotora da saúde e outra dirigida para a formação desportiva dos alunos. É interessante ressaltar que tal documento destinava-se apenas ao Ensino Fundamental. (CONTINUA)

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