segunda-feira, 14 de junho de 2010

A EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA ESPORTIVIZANTE? (CONTINUAÇÃO IV)

No ano seguinte, em 1999, por meio do Decreto nº 1251/99, a mesma Secretaria normatizava o ensino da Educação Física, buscando, segundo o documento, “a valorização tanto da disciplina como do educando”. Neste sentido, no seu Artigo 3º, asseverava: “os conteúdos curriculares da educação básica deverão observar ainda, a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais”. Com isto a SEED, deixava claro o seu entendimento sobre a Educação Física e à que ela deveria se destinar. Este Decreto, ao que parece, regulamentava a esportivização da Educação Física em âmbito estadual, pois no Parágrafo Único do Artigo 3º ressalta que o professor poderá dispor de 50% de sua carga horária para o desenvolvimento de atividades e projetos da área, sendo um deles e, talvez o principal, o treinamento desportivo.
Ainda em 1999, a SEED promoveu o I Encontro Estadual de Educação Física, incluindo a apresentação de trabalhos de professores e acadêmicos da área. Uma atividade semelhante, como já dito anteriormente, foi realizada pelo DEF/UFS, com a “Semana de Educação Física”. O evento promovido pela SEED, continua acontecendo anualmente, fato que não ocorre com o do DEF/UFS, o qual somente realizou três edições.
Estes encontros possibilitam uma formação continuada e uma troca de experiências que pode levar a um aperfeiçoamento na prática educativa dos professores de Educação Física, pois, no momento que são expostas as dificuldades e os sucessos, há um importante momento de construção coletiva do conhecimento.
No ano de 2006, a SEED, por meio de suas Diretorias Regionais de Educação (DRE’s), construiu o “Caderno de Subsídios Educação Física”. No que se refere ao Ensino Médio, nota-se claramente uma mudança de direcionamento, pois se antes o Esporte era o fim, agora ele se torna mais um dos meios de promoção da saúde. A partir da análise dos conteúdos previstos para as três séries do Ensino Médio, percebe-se a hegemonia da concepção da Educação Física enquanto formadora de hábitos saudáveis, isto é, de promoção da saúde.
Os conteúdos destinados à 1ª série do Ensino Médio dividem-se em cinco unidades: Qualidade de Vida; Esporte e Qualidade de Vida; Atividade Física como forma de prevenção de doenças; Lutas e qualidade de vida e Atividade Física e o uso de drogas. Neste primeiro ano, percebe-se que a qualidade de vida foi o mote da organização e da finalidade dos conteúdos.
No segundo ano do Ensino Médio, permanece a mesma divisão em unidades, com uma clara modificação nos conteúdos: Influência da Mídia; Esportes Radicais; Capacidades Físicas; Atividades de Academia e; Aptidão Física. Nesta série nota-se uma dispersão dos conteúdos, o primeiro aborda a influência da mídia sob um ponto de vista sociológico, destinando pouco espaço para a relação desta com a atividade física. A segunda unidade dirigida aos esportes radicais reflete a influência da mídia nos próprios idealizadores das propostas, visto que as escolas públicas em sua maioria não possuem espaços adequados para a prática destas atividades. Da terceira a quinta unidade há um retorno à percepção da Educação Física como promotora da saúde.
No tocante aos conteúdos previstos para o 3º ano do Ensino Médio, há uma consolidação da idéia de que a Educação Física deve preocupar-se com a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. Permanecendo a mesma divisão por unidades, os conteúdos dividem-se em: Programa de Atividade Física; Atividades Físicas na 3ª idade; Valores Sociais da Atividade Física; Alimentação e Atividade Física; Lazer. Excetuando-se a terceira e a quinta unidades, as demais refletem o caráter médico preventivo dado à Educação Física.
Apesar deste “novo” direcionamento dado aos conteúdos da Educação Física para o Ensino Médio, no qual o esporte é secundarizado, não é isso que se evidencia na prática, pois a própria SEED organiza todos os anos os “Jogos da Primavera”, sendo que as disputas mais esperadas são aquelas que envolvem os estudantes do Ensino Médio. Neste ano, 2007, a SEED trouxe algumas novidades: a divisão da disputa em etapas e o campeão em cada modalidade sendo selecionado para representar o Estado de Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Desta forma, apesar do documento apontar um outro direcionamento, o que ocorre na prática é um completo entrelaçamento da Educação Física ao esporte. Outro dado que se apresenta é a participação das escolas particulares, que utilizam os resultados esportivos para fazer propaganda das instituições, inclusive concedendo bolsas de estudo a alunos de escolas públicas que se destacam nos jogos, com o intuito de reforçarem suas equipes esportivas. Com isto, os Jogos da Primavera, patrocinados pelo Governo do Estado, tornam-se um espaço de divulgação das escolas particulares. (continua)

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